Barra Superior

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

30 de setembro - Dia da Secretária

Os alunos dos 4ºs anos A e B e as professoras Rosa Maria e Vera homenagearam a secretária da escola, Renata, pelo seu dia. Fizeram entrevista e aprenderam muito sobre essa profissão.

Entrevista


  1. Qual seu nome completo?
R: Renata Maria Flocco Sorregotti

  1. Você é a secretária da escola. Quais são as suas funções?
R: Minhas funções são: Fazer a matrícula dos alunos, cuidar da documentação, atualizar prontuários, manter o cadastro dos alunos na Prodesp sempre atualizado, entre outras.

  1.  Você gosta do que faz? Por quê?
R: Adoro o meu trabalho, porque gosto de trabalhar com a parte burocrática de uma escola, além de gostar muito de criança.

  1. Tem interesse em um dia mudar de emprego?
R: Tenho muita vontade de fazer Pedagogia, mas no momento não tenho interesse em mudar de emprego.

  1. Como começou a sua carreira de Secretária?
R: Eu entrei na Prefeitura para trabalhar como inspetora de alunos na escola EE Dr Salles Júnior no ano de 1997. Com a abertura da Escola Monteiro houve a necessidade de uma escrituraria, me chamaram para o cargo e no ano de 2001 prestei o concurso para secretária e me efetivei.

  1. Quantos anos você trabalha como secretária de escola?
R: Juntando o tempo em que fui escrituraria com o de secretária já são 12 anos.

  1.  Que curso precisa ter para ser secretária de escola?
R: Para prestar um concurso para secretária você precisa ter o Ensino Médio, saber computação e ter noções básicas sobre a profissão.

  1. Qual o perfil da Secretária do século XXI?
R: A secretária do século XXI precisa ler bastante para ficar bem informada, ser educada e gentil para atender ao público e estar sempre atenta para se especializar.

  1. Como é trabalhar pertinho da diretora, dona Toninha?
R: É maravilhoso trabalhar ao lado dela porque é uma pessoa muito generosa, muito humana e essencial na minha vida tanto no trabalho como na vida particular.

  1. Deixe-nos uma mensagem.
R: Crianças vocês precisam estudar muito pois tudo na vida necessita do estudo e com ele vocês poderão alcançar tudo que almejam.



Parabéns Renata! O seu trabalho e dedicação fazem toda a diferença no nosso dia-a-dia. Você é uma pessoa muito especial para nós. De toda comunidade escolar
Feliz Dia da Secretária!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PALESTRA SOBRE O TRÂNSITO


Os alunos da Escola Malheiro, tiveram a oportunidade de assistirem e participar com perguntas da palestra sobre o Trânsito, realizada pela Equipe do 1º GPPM de Dourado.
Foi de grande valia essas informações, além de servir como alerta aos alunos, os mesmos serão mediadores entre seus familiares.




DIA DA ÁRVORE

No dia 21 de setembro em comemoração ao Dia da Árvore os alunos juntamente com o Diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Abranches, plantaram duas mudas de árvore da espécie escova de garrafa e receberam as orientações corretas de plantio e cuidados que as plantas necessitam. Após as orientações Jorge deixou para os alunos o compromisso de cuidar e respeitar a natureza.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

MATERIAL DOURADO MONTESSORI

      Para fugir do conceito que a Matemática é uma matéria difícil, complicada e cansativa, a profª Heloisa, do 2º ano A, procura diversas maneiras de ensinar seus alunos.
       Uma delas é fazer o uso do “Material Dourado Montessori”, que destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema decimal posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os logaritmos). Com esse método os alunos aprendem brincando, tiram conclusões, exploram conceitos geométricos e fazem operações com entusiasmo e compreensão.

ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO


1º ANO A
DANIELI – 26/09
LIVIA – 13/09
RYQUELME – 01/09

1º ANO B
BRUNO – 05/09
KAUÃ – 20/09

2º ANO A
ADRIANO – 11/09
GUILHERME – 19/09
RYCHARD – 26/09

2º ANO B
ISABELA – 15/09
MICHEL – 21/09
4º ANO A
ANDRÉ – 25/09

4º ANO B
CAIO – 20/09

5º ANO A
FERNANDO – 12/09

5º ANO B
ISABELA – 04/09
TAMIRIS – 27/09

FUNCIONÁRIOS
MARIA ELENA – 04/09
RENATA – 10/09


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

TRABALHANDO COM VEGETAIS

Os alunos dos 4ºs anos A e B, das professoras Rosa Maria e Vera, estudando o conteúdo da disciplina de Ciências, “Separando pigmentos dos vegetais”, fizeram várias experiências com flores coloridas, folhas de repolho roxo e diversas folhas verdes a critério dos alunos.
Colocaram em recipientes fechados com um pouco de álcool (foi alertado o perigo ao manusear o álcool, que sendo um material inflamável, pega fogo facilmente), foram acompanhando o que aconteceu, levantando hipóteses e concluindo resultados.
O objetivo desta experiência foi buscar e coletar informações por meio das observações diretas, conforme requer o assunto em estudo e sob a supervisão das professoras.

ATIVIDADES DIRIGIDAS

Atividades dirigidas vão além do brincar, são prazerosas, criativas, estimulantes e lúdicas, fundamentais para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social da criança.
Com esses propósitos as professoras Carla, Eliane e Luciana orientam nossos pequeninos.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ALERTANDO SOBRE O PIOLHO

A turma do 2º ano B da profª Erica com a ajuda dos pais, em uma tarefa extraclasse desenvolveram belíssimos cartazes sobre o tão temido vilão escolar “O PIOLHO”. Os alunos aproveitaram as informações recebidas dos pais e da professora e com muita graça e desenvoltura realizaram uma campanha contra o piolho e lêndeas na nossa escola.

PLANTAS VENENOSAS

Finalizando o estudo dos “Vegetais”, em Ciências, os alunos do 3º ano A, da professora Rose, foram conhecer duas plantas perigosas: a mamona e o comigo-ninguém-pode.
O objetivo de levar as crianças para observarem esses tipos de plantas é conscientizá-las do perigo que representam à nossa saúde.

SEMANA DA PÁTRIA

 Em comemoração à Semana da Pátria com o objetivo de preparar o aluno para o exercício da cidadania, foram desenvolvidas atividades como: montagem de painéis; leitura oral de poesias; Coral com apresentação da música “Eu te amo meu Brasil” pelos alunos dos 5ºs anos A e C das professoras Eliana e Adriana, e dos alunos do 3º ano B da professora Vanessa.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

FUTUROS EMPREENDEDORES

Os alunos do 3º ano A, da professora Rose, estão trabalhando com dedicação na confecção de brinquedos e enfeites reciclados para a Feira de Empreendedorismo que será realizada em novembro.
       Durante as aulas de Educação Artística, as crianças realizam atividades, onde preparam caixas de papelão que, se tornarão embalagens para acondicionar brinquedos durante a feira.
       Enquanto trabalham com criatividade aprendem sobre a importância da reciclagem para meio ambiente.

ESTUDANDO GEOMETRIA

As formas geométricas estão constantemente no nosso dia a dia nas diferentes formas de representações, como nos brinquedos, na sala de aula, na natureza e no próprio corpo.
       Os alunos do 5º ano B da professora Maria Elena Piso Tortorelli, através de atividades propostas, puderam compreender e representar essas formas de maneira dinâmica, desafiadora e lúdica.
       No final dos estudos realizados, os alunos fizeram uma exposição e explicaram aos pais as atividades concluídas.