Barra Superior

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"Dia da Secretaria"


Renata Maria Flocco Sorregotti Equipe Malheiro agradece e felicita a nossa querida e insubstituível secretaria, Renata Maria Flócco Sorregotti que desempenha com tanto carinho, eficiência e dedicação seus trabalhos nesta Unidade Escolar.


Parabéns pelo Dia da Secretaria!











Alimentos Orgânicos

 
Fazendo um estudo para a Feira cultural que será apresentada no dia 03/09, nossos alunos, juntamente com os professores Serginho e Rose Mary, visitaram a Chácara Paraíso do senhor Antonio Sotto.
Nesta visita puderam observar o adubo natural, a irrigação, os poços artesianos, o berçario das mudinhas e principalmente a organização  dos canteiros. Também puderam notar um riacho na parte dos fundos da chácara, margeado por muitas árvore e muito bem cuidado.
Foi uma visita instrutiva e alegre.


 

  



  CHÁCARA "PÔR DO SOL" DO SR. DOMINGOS SOTTO

 Flores comestíveis


  











sábado, 24 de setembro de 2011

"Primavera"

Para saudar a primavera nossos alunos realizaram várias atividades.
Fizeram poesias, pesquisaram sobre as flores do nosso jardim escolar, cantaram diversas músicas, fizeram cartazes, estudaram sobre a estação mais florida do ano.





quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Canção do Exílio"

Os alunos do 4º Ano, da profª Rosa Maria estudaram e aprenderam que muitos poetas se inspiram na Natureza para expressar seus sentimentos e pensamentos.

Como toda verdadeira arte, o tempo passa, mas a obra permanece. Assim temos o exemplo do poeta Gonçalves Dias, que foi estudar em Portugal e lá escreveu a famosa “Canção do Exílio”, retratando a saudade do nosso país; em tempos distantes.

Foi uma aula produtiva, os alunos analisaram e discutiram as idéias e os sentimentos presentes no poema, entendendo que a leitura pode ser fonte de informação, de prazer e de conhecimento.



                                                                         

 
Canção do Exílio


Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.



Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.



Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.



Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar –sozinho, à noite–

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.



Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que disfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu'inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.



Gonçalves Dias



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 de setembro-"Dia da Árvore"


O Dia da Árvore é comemorado no mundo todo, mas no Brasil comemora-se no dia 21 de setembro. Respeitar as árvores é garantir nossa própria existência, devemos refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas.
A árvore é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver. Ela protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.
Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.

Os alunos da Malheiro mais uma vez firmaram o compromisso de cuidar da natureza, aprofundaram seus conhecimentos, fizeram cartazes e discutiram sobre o assunto.
 
 
 

Jaqueira com frutos até o final do tronco.

domingo, 18 de setembro de 2011

Trabalhando a geometria

Alunos do 5º Ano "B" da profª Maria Elena trabalhando a geometria individualmente, depois houve uma discussão sobe o assunto estudado e a exposição dos trabalhos realizados.