Barra Superior

domingo, 19 de junho de 2011

COMO PARTICIPAR DA VIDA ESCOLAR DE SEUS FILHOS(AS)

Geralmente os pais por conta do trabalho já matriculam seus filhos bem pequenos tanto em creches particulares como as da rede pública, geralmente os mesmos chegam cansados e não se importam muito em perceber se foi tudo bem ou coisas do tipo. Mais é ai que mora o erro.
É extremamente importante sempre conversar com seu filho (a) não importa a idade e sempre estar perguntando na hora de buscá-lo da escola como seu filho (a) passou o dia, se comeu se caiu se fez atividades enfim… O ideal é você mostrar o quanto se importa.
Ao chegar em casa é importante conversar e brincar nem que seja por uma hora somente. E isto deve permanecer até seu filho crescer. É importante sempre acompanhar seu desenvolvimento na escola participar de reuniões etc.
Quando os filhos são matriculados nas escolas os pais não devem achar que a responsabilidade da educação seja somente da escola. A família desempenha um papel fundamental na vida escolar dos filhos.
Para se conseguir um grande aproveitamento escolar a família tem que participar e se interessar pela vida escolar dos filhos.
Tanto as famílias como a escola têm que fazer a sua parte para que o direito de uma educação de qualidade seja alcançado. No caso de dificuldade na escola, peça orientação aos professores de como ajudá-los em casa;
Fique atento e leia os bilhetes e avisos enviados pela escola e responda sempre que necessário. Esteja presente nas reuniões da escola e opine;
 Ao demonstrar interesse, seus filhos ficarão contentes de ver a admiração que seus pais sentem deles por estudarem;
Faça com que seus filhos vejam que quanto mais estudam, mais oportunidades terão na vida;
Fale com eles sobre a escola, professores e colegas. Se interesse pelo o que eles estão aprendendo;
Mostre para seus filhos como cuidar do material escolar e do uniforme.
 As dicas fornecidas foram inspiradas na cartilha "Acompanhem a vida escolar dos seus filhos", publicada pelo MEC.
Fonte: Site Terra








Nenhum comentário:

Postar um comentário