Barra Superior

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Palestra sobre Pediculose

 

 A Enfermeira Padrão Luciana Magalhães juntamente com a Agente comunitária de Saúde Juliana Godoi realizaram uma palestra sobre a PEDICULOSE (piolhos) na nossa escola nesta quarta-feira, nos períodos da manhã e tarde. 
Foi uma palestra explicativa sobre o que é a pediculose, porque este agravo acomete principalmente as crianças em idade escolar e como tratar. A palestra foi solicitada pela direção e coordenação escolar devido à incidência deste agravo na escola.
                        Explicando sobre a Pediculose...
A pediculose pode acometer qualquer pessoa, independente de idade, sexo ou condição socioeconômica. O piolho vive em torno de 30 dias, o que é suficiente para que sua fêmea coloque cerca de 300 ovos.
 O aparecimento de piolhos ocorre com maior frequência no outono e na primavera. A transmissão ocorre facilmente, uma vez que o piolho passa de cabeça em cabeça através do contato. O principal sintoma da infestação é uma coceira quase que insuportável.
Não compartilhe bonés, pentes, presilhas de cabelo, lenços e toalhas e não deixe o seu cabelo solto ou muito comprido.
 Lave a cabeça com a maior regularidade possível, de preferência todos os dias, sendo o intervalo máximo para uma lavagem e outra de um dia.
 Passe o famoso “pente fino” diversas vezes ao dia. Isso impede que os piolhos se multipliquem, pois você os retirará com o pente, impedindo que novas lêndeas apareçam.
 Uma solução caseira é passar uma mistura de água com vinagre no comprimento dos cabelos com a ajuda de um algodão, apertando os fios com o algodão e deslizando no sentido da raiz para as pontas e depois jogue o algodão em outra vasilha que também tenha vinagre e água. Isso matará os piolhos e as lêndeas.
 Aplique creme, loções, xampus e demais produtos especialmente formulados para o combate aos piolhos ou procure um Posto de Saúde. Lave as roupas e as toalhas em água fervente e passe com ferro quente. Foi uma palestra produtiva onde as crianças puderam esclarecer dúvidas e aprender de uma maneira correta como combater  esse parasita indesejável.
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

 



 




 
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário