Barra Superior

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Canção do Exílio"

Os alunos do 4º Ano, da profª Rosa Maria estudaram e aprenderam que muitos poetas se inspiram na Natureza para expressar seus sentimentos e pensamentos.

Como toda verdadeira arte, o tempo passa, mas a obra permanece. Assim temos o exemplo do poeta Gonçalves Dias, que foi estudar em Portugal e lá escreveu a famosa “Canção do Exílio”, retratando a saudade do nosso país; em tempos distantes.

Foi uma aula produtiva, os alunos analisaram e discutiram as idéias e os sentimentos presentes no poema, entendendo que a leitura pode ser fonte de informação, de prazer e de conhecimento.



                                                                         

 
Canção do Exílio


Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.



Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.



Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.



Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar –sozinho, à noite–

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.



Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que disfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu'inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.



Gonçalves Dias



Nenhum comentário:

Postar um comentário